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METROPOLITANA II - RJ |
CENTRAL DE REGULAÇÃO O termo Regulação médica teve origem na reorganização da atenção às urgências na França, que conseguiu êxito no seu objetivo de descongestionar as portas de entrada dos hospitais de urgência adotando dois processos concomitantes: a ampliação radical da atenção básica - com credenciamento quase universal de consultórios e clínicas ambulatoriais - e a implantação dos "SAMU" (Serviço de Atenção Médica de Urgência). Estes, além da prestação da assistência pré-hospitalar, funcionam como Centros Regionais de Regulação das urgências, conseguindo intervir, previamente, no fluxo dos usuários para os serviços de atendimento. Como resposta positiva a esse processo, a população francesa veio a assumir a conduta de telefonar previamente para um número de acesso público, buscando orientação e ajuda, antes de se dirigir a um serviço de urgência. Considerando a complexidade e a amplitude do conceito de Regulação, podemos apresentá-lo das mais variadas formas, utilizando-se de diferentes abordagens. Por razões didáticas, optamos por apresentá-lo neste momento na forma com foi originalmente utilizado, e posteriormente o ampliaremos quando formos abordar sua aplicabilidade na estruturação e operacionalização de Sistemas de urgência. Assim temos que: REGULAÇÃO : Do verbo “Regular”, significa : “que é ou que age segundo as regras, as leis, dirigir, acertar, ajustar, regularizar, guiar, orientar”(Segundo dicionário Michaelis) REGULADOR: “que regula, peça que ajusta o movimento de uma máquina”. “Regulação Médica é um neologismo criado para designar uma forma organizada de responder a toda situação de urgência que necessite de cuidados médicos, de forma harmônica, proporcional, equânime, de acordo com as diretrizes do SUS, evitando o uso inadequado de recursos”.
Protocolo de Fluxos do Sistema Regional de
Urgências
Lay-out da Sala de Equipamentos
Central de Regulação Metropolitana II
SISTEMA DE GESTÃO SAMU
Objetivo Geral O SGSAMU tem por finalidade padronizar e facilitar o atendimento remoto de urgência realizado pelos profissionais de saúde e oferecer à sociedade maior qualidade no serviço médico de urgência e emergência. Otimizando-se, assim, o processo de atendimento, regulação e encaminhamento dos pacientes, bem como a realização de pesquisas e extração de relatórios estatísticos.
Objetivos Específicos Receber e rotear ligações; Permitir o repasse de chamados entre os usuários em qualquer direção do fluxo; Apresentar formulários para inclusão de dados do chamado, solicitante e do paciente; Manter informações sobre o chamado, o solicitante, o paciente e viatura(s) envolvida(s) no incidente; Manter cadastros necessários ao funcionamento do Sistema, tais quais: cadastro de Profissionais, de Equipe, de Viaturas, de Medicamentos, de Assinantes de Linha Telefônica, de Localidades, de Estabelecimentos de Saúde, de Ramais, de Usuários e de Perfis; Permitir a extração de relatórios estatísticos baseada em critérios informados pelo usuário; Analisar, através de relatórios estatísticos, a produtividade interna de cada central bem como as situações das vias de acesso aos estabelecimentos; Permitir a transferência entre Estabelecimentos de Saúde, bem como o transporte para exames, quando estes não possuírem meios de fazê-lo.
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TEL:192 | |